Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informe Pará
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informe ParáInforme Pará
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Legislativo Estadual

Delegado Péricles se manifesta sobre ADIs contra a Lei que proíbe crianças e adolescentes na Parada do Orgulho LGBT no Amazonas

18 de janeiro de 2024
Compartilhar

O deputado estadual Delegado Péricles (PL) se manifestou em torno de duas Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADI) ajuizadas no Supremo Tribunal Federal (STF) que questionam a Lei nº 6.469/2023, de sua autoria, que proíbe crianças e adolescentes em eventos relacionados à Parada do Orgulho LGBTQIAPN+ no Amazonas. O parlamentar defendeu que a Lei visa proteger crianças e adolescentes, garantindo o seu bem-estar e, principalmente, seus direitos.

As ADIs foram protocoladas no STF pela Aliança Nacional LGBTI+ junto com a Associação Brasileira de Famílias Homotransafetivas (ABRAFH) e pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT), questionando a Lei do Amazonas que proíbe a participação de crianças e adolescentes em eventos dessa natureza.

O parlamentar destacou que Lei, que está em vigor no Amazonas desde outubro do ano passado, tem como base o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), justificando que, embora o evento seja tradicional no Estado, a Parada do Orgulho LGBTQIAPN+ se tornou um local de prática de exposição do corpo, com constante imagem de nudez, simulação de atos sexuais, manifestações que, em alguns casos, resultam em intolerância religiosa, além do consumo exagerado de bebidas alcoólicas.

“Gerou polêmica nas últimas semanas uma Lei de minha autoria que proíbe crianças e adolescentes de participarem de eventos relacionados à parada LGBT, e entidades e até um partido político de esquerda, é claro, estão tentando barrar a Lei, apresentando Ações Direta de Inconstitucionalidade. Na verdade, o objetivo da Lei é proteger as nossas crianças e adolescentes de situações que nós vemos normalmente nesse tipo de evento, como simulação de atos sexuais, cenas explícitas de nudez e intolerância religiosa, todas impróprias para as crianças e adolescentes, conforme o Estatuto da Criança e Adolescente”, declarou o deputado.

Péricles destacou, ainda, que espera que o ministro Gilmar Mendes, designado como relator das ADIs, faça as análises dos processos tendo como base o que prevê no ECA, buscando preservar crianças e adolescentes, assegurando seu conforto em ambiente livre de violações aos seus direitos especiais.

Assuntos ALEAM, Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. Legislativo
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Legislativo Estadual

Campanhas da Aleam voltadas às ações assistenciais arrecadam fracos de aerossol e potes de vidro

6 de fevereiro de 2025
Legislativo Estadual

Depois de estudantes, Débora Menezes realiza bate-papo com pais de alunos sobre os tipos de violências

6 de fevereiro de 2025
Legislativo Estadual

Adjuto Afonso defende o fortalecimento da saúde no interior em evento do Governo do Estado

6 de fevereiro de 2025
Legislativo Estadual

Delegado Péricles reforça sua atuação nas comissões estratégicas da Assembleia Legislativa

6 de fevereiro de 2025
Legislativo Estadual

Deputada Mayara Pinheiro destaca importância da repactuação da saúde no interior do Amazonas

6 de fevereiro de 2025
Legislativo Estadual

Deputado Cabo Maciel parabeniza CFAP pelos seus 45 anos de dedicação à formação policial

6 de fevereiro de 2025
Informe ParáInforme Pará