Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informe Pará
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informe ParáInforme Pará
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Legislativo Estadual

Dan Câmara propõe novo PL mantendo a participação popular na segurança pública

27 de março de 2024
Compartilhar

O deputado Comandante Dan (Podemos) protocolou no Legislativo Estadual o PL 194/2024, que “Estabelece diretrizes para promover a participação popular na prevenção e repressão qualificada de crimes, bem como na investigação de infrações, por meio do fornecimento de informações às autoridades de segurança pública estaduais”.
O projeto de lei ordinária deverá ser conhecido como “Lei de Incentivo à Participação Popular” e mantém os princípios de outro projeto proposto pelo deputado, aprovado em plenário e vetado pelo governador: “A Lei da Recompensa”, PL 631 de 2023, que  dispunha  recompensar os cidadãos por informações que auxiliassem os órgãos de segurança estaduais na prevenção, repressão e investigação de crimes.
“Estamos oportunizando a participação popular junto às forças de segurança pública, proporcionando proximidade e uma relação de confiança mútua entre cidadão e policial, o princípio é preconizado pela lei nacional de segurança e precisamos aplicá-lo no Amazonas”, declarou Dan Câmara.
Para reapresentar o tema, o deputado afirmou que o projeto de lei foi reestudado e estabelece o oferecimento de incentivos como forma de promover a participação popular na prevenção da violência, na repressão qualificada e na investigação de crimes, pelo fornecimento de informações às autoridades de segurança pública estaduais. Os incentivos poderão ser concedidos sob a forma pecuniária, assegurado o pagamento através de doações, parcerias, emendas orçamentárias e de verbas previstas.
Aprovada no ano passado, por unanimidade dos legisladores, com parecer favorável das comissões técnicas, inclusive da Comissão de Constituição e Justiça, e encaminhada à sanção do governo estadual, a “Lei da Recompensa” foi vetada, sob argumentos de “vício de iniciativa”, “suposta transferência de encargos financeiros advindos da prestação de serviços públicos sem a previsão de fonte orçamentária” e infração a “artigos da Lei de Responsabilidade Fiscal”.
Na análise do veto pelo colegiado de parlamentares, o parecer da relatora, deputada Débora Menezes (PL), e dos membros da comissão espacial, deputados Cabo Maciel (PL) e George Lins (União Brasil), foi pela derrubada do veto, contestando os motivos alegados. Apesar disso, a votação em plenário do Legislativo decidiu pela manutenção do veto do Executivo.

Assuntos ALEAM, Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. Legislativo
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Legislativo Estadual

Campanhas da Aleam voltadas às ações assistenciais arrecadam fracos de aerossol e potes de vidro

6 de fevereiro de 2025
Legislativo Estadual

Depois de estudantes, Débora Menezes realiza bate-papo com pais de alunos sobre os tipos de violências

6 de fevereiro de 2025
Legislativo Estadual

Adjuto Afonso defende o fortalecimento da saúde no interior em evento do Governo do Estado

6 de fevereiro de 2025
Legislativo Estadual

Delegado Péricles reforça sua atuação nas comissões estratégicas da Assembleia Legislativa

6 de fevereiro de 2025
Legislativo Estadual

Deputada Mayara Pinheiro destaca importância da repactuação da saúde no interior do Amazonas

6 de fevereiro de 2025
Legislativo Estadual

Deputado Cabo Maciel parabeniza CFAP pelos seus 45 anos de dedicação à formação policial

6 de fevereiro de 2025
Informe ParáInforme Pará