Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informe Pará
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informe ParáInforme Pará
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
SEGUP

Segup deflagra operação Independência nos principais balneários do Pará

21 de fevereiro de 2025
Compartilhar

Com a aproximação do feriado prolongado do dia 7 de setembro, alusivo à independência do Brasil, a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup) elaborou, de forma integrada com os órgãos do sistema, a Operação Independência. As ações de prevenção e ostensividade iniciarão a partir desta sexta-feira (4), seguirão até a próxima segunda-feira (7), nos balneários mais procurados pelos paraenses, a exemplo das localidades de Cotijuba, Marudá, Crispim, Algodoal, Conceição do Araguaia, Ajuruteua, Abaetetuba, Salvaterra, além de Outeiro, Mosqueiro e Salinópolis que receberão um reforço maior.

Ao todo será empregado um efetivo de mais de mil agentes de segurança pública, em número superior a 120 veículos quatro rodas, 50 motocicletas e, ainda, 12 conjuntos da polícia montada (cavalaria). 

Entre as ações que serão realizadas estão a Operação “Saída e retorno da Capital”, com agentes ao longo das vias realizando as ações preventivas e prestando socorro, quando necessário; a operação “Desacelerar”, para impedir o excesso de viaturas nas rodovias; “Lei Seca” para inibir que condutores dirijam sob o efeito de álcool; “Anjo da Guarda” que fiscalizará espaços de festas noturnas com o propósito de não permitir a entrada e permanência de menores de idade no local; além da distribuição de pulseiras de identificação a fim reduzir o número de menores perdidos, e operações que visem dar cumprimento ao funcionamento de bares, casas de shows e similares, bem como atuar nas ocorrências de festas particulares em desacordo com os decretos estadual e municipais vigentes e estar atentos, ainda, a poluição do meio ambiente, sons automotores e poluição sonora. 

CIC – Nos distritos de Outeiro, na praia Grande, e Mosqueiro, no Caramanchão, e na praia do Atalaia, próximo ao atalho da Sophia, em Salinópolis serão instalados os Centros Integrados de Comando que reunirá representantes de cada órgão de segurança pública. O espaço funciona para o monitoramento em tempo real e a tomada da decisão rápida e integrada para uma ação necessite da atuação dos agentes de forma célere. 

Salinópolis – Somada as ações realizas nos locais que mais costumam receber os paraenses durante os feriados haverá, ainda, na praia do Atalaia, a instalação da Zona de Exclusão, para impedir que veículos fiquem estacionados e sejam levados pela maré. Em mais de 500 metros da faixa de areia haverá, também, o balizamento com bandeirolas para ordenar o fluxo de veículos. 

Participam da operação integrada as Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Departamento de Trânsito, Centro de Perícias Científicas Renato Chaves, além do Centro Integrado de Operações (CIOp), Disque Denúncia, Grupamentos aéreo e fluvial, Diretoria de Prevenção da Criminalidade e da Violência (Diprev) e a Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal (Siac), vinculados à Segup.

O secretário de segurança pública e defesa social do Pará, Ualame Machado, elenca as principais formas que os agentes de segurança pública irão atuar e informa, também, que não haverá, por parte do Estado, a retirada dos banhistas da praia em determinado horário haja vista que não há mais esta previsão nos decretos municipais. 

“O Estado se preparou com a efetivação de mais de mil agentes, três centros integrados, em Outeiro, Mosqueiro e Salinas, trabalhando principalmente na fiscalização de festas irregulares, estabelecimentos funcionando sem a devida autorização, som automotivo, poluição sonora e perturbação do sossego público de modo geral atuando para garantir a tranquilidade, a paz social durante o feriado. Lembrando que nos municípios não há decretos específicos, a exemplo da prefeitura de Salinas que delimitou o funcionamento da praia, no mês de julho, por isso nós contamos sempre com a compreensão de cada um para que não ocorra a aglomeração e para ajudar a manter o distanciamento social, agir com obediência as normas que podem evitar a proliferação e contágio pelo novo coronavírus”, ressaltou. 

Por Aline Saavedra 

Assuntos SEGUP
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

SEGUP

Governo do Estado faz mudança histórica na frota da Polícia Militar

21 de fevereiro de 2025
SEGUP

Segurança Por Todo o Pará tem primeira oficina de capacitação em Redenção

21 de fevereiro de 2025
SEGUP

Clássicos RePa terão segurança estratégica dentro e fora do Mangueirão

21 de fevereiro de 2025
SEGUP

Belém fica entre as dez capitais que mais respeitaram o isolamento na segunda (31)

21 de fevereiro de 2025
SEGUP

Ações integradas do Estado e União reduzem criminalidade em Ananindeua

21 de fevereiro de 2025
SEGUP

Com mais ações ostensivas, Pará diminui número de roubos e furtos de veículos

21 de fevereiro de 2025
Informe ParáInforme Pará