Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informe Pará
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informe ParáInforme Pará
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
SEDEME

Belém recebe evento que celebra memória da ativista Lélia Gonzalez a partir de 20 de maio

6 de maio de 2025
Compartilhar

Lélia Gonzalez (1935 – 1994) foi uma intelectual, autora, professora, filósofa e antropóloga brasileira. Evento será no Espaço São José Liberto, no Jurunas.

Belém será palco, a partir do dia 20 de maio, do encerramento do Projeto Memória Lélia Gonzalez: Caminhos e Reflexões Antirracistas e Antissexistas, no Espaço São José Liberto, localizado na Praça Amazonas. A iniciativa celebra os 90 anos de nascimento da intelectual, ativista e referência do movimento negro no Brasil. 

Em Belém, a iniciativa conta com o apoio do Governo do Pará, por meio das secretarias estaduais de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) e Educação (Seduc). O projeto já percorreu seis capitais brasileiras ao longo de um ano e meio, e vai encerrar seu ciclo comemorativo na capital paraense. A mostra educativa segue em cartaz até o dia 29 de junho.

A programação inclui a mostra educativa, composta por painéis que apresentam a trajetória da homenageada, além do Seminário “Caminhos e Reflexões Antirracistas e Antissexistas”, já realizado em Belo Horizonte, Salvador, São Luís, Brasília, Rio de Janeiro e Porto Alegre. O projeto oferecerá visitação escolar orientada e gratuita para cerca de dois mil estudantes do ensino médio.

O Projeto Memória – Lélia Gonzalez: Caminhos e Reflexões Antirracistas e Antissexistas é uma iniciativa da Fundação Banco do Brasil, com realização da Associação Amigos do Cinema e da Cultura (AACIC). A proposta é a de resgatar e divulgar a trajetória de Lélia Gonzalez.

Na capital paraense, o seminário vai ter a participação de nomes de destaque na luta por igualdade racial e de gênero. Estão confirmadas as presenças de Jurema Batista, professora e política indicada ao Prêmio Nobel da Paz; Zélia Amador de Deus, professora e especialista em cultura afro-diaspórica; Mônica Conrado, socióloga e professora da UFPA; Márcia Lima, coordenadora do Núcleo Afro do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap); Ana Maria Sousa, turismóloga e representante do BB Black Power. A mediação será feita por Vanusa Cardoso, cofundadora da Frente em Defesa dos Territórios, e Nilma Bentes, cofundadora da Rede Fulanas – Negras da Amazônia Brasileira.

Durante o evento, o público será convidado a assistir a um videodocumentário sobre a trajetória de Lélia Gonzalez. Na sequência, vai haver palestras e debates com professoras, estudiosas, intelectuais e ativistas dos movimentos negros e de mulheres.

Referência mundial do feminismo negro e uma das maiores pensadoras brasileiras, Lélia Gonzalez foi pioneira no debate público sobre raça e gênero. Sua contribuição intelectual será revisitada de forma didática por meio das atividades do projeto.

Ao longo da realização do projeto, a expectativa é alcançar mais de 24 mil pessoas em atividades presenciais, incluindo cerca de 14 mil estudantes das redes públicas de ensino.

Entre os materiais produzidos pelo projeto está um documentário sobre Lélia Gonzalez (link) , com duração de 32 minutos, que conta com recursos de acessibilidade, como Libras, audiodescrição e legendas. O filme será exibido em canais de TV públicas, comunitárias, universitárias e legislativas.

A iniciativa inclui ainda um livro fotobiográfico, disponível gratuitamente em formato e-book, audiobook e PDF. Outro destaque é o lançamento do Almanaque Pedagógico sobre Lélia Gonzalez, uma ferramenta educacional acessível e inovadora, voltada para professores, educadores e estudantes de todos os níveis de ensino. O Projeto Memória se encerra em Belém (PA) em 29 junho, mas continuará a divulgar o legado de Lélia Gonzalez .

 SERVIÇO:

Projeto Memória – Seminário Lélia Gonzalez: Caminhos e Reflexões Antirracistas e Antissexistas

Data: 20 e 21 de maio de 2025

Hora: 17h30 às 22h

Local:  Anfiteatro Coliseu das Artes – Espaço São José Liberto, na Praça Amazonas, no Jurunas.

Retirada de ingressos gratuitos pelo Sympla (sujeito à lotação da sala).

Projeto Memória – Mostra Educativa: Caminhos e Reflexões Antirracistas e Antissexistas

Data: 20 de maio a 29 de junho de 2025

Hora: Terça-feira a Sábado, de 10h às 18h | Dom e Feriados de 10h às 14h

Local:  Hall de entrada Anfiteatro Coliseu das Artes – Espaço São José Liberto.

Por Aldirene Gama (SEDEME)

05/05/2025 10h33

Assuntos SEDEME
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

SEDEME

Sedeme promove evento especial em homenagem ao Dia das Mães

9 de maio de 2025
SEDEME

Fotos Diren Parauapebas

9 de maio de 2025
SEDEME

Embaixadores do sudeste asiático visitam Belém para fortalecer relações bilaterais com o Estado

8 de maio de 2025
SEDEME

São José Liberto recebe lançamento de história em quadrinho ‘Democracia’ HQ convida à reflexão sobre respeito e cidadania por meio da arte e da educação

8 de maio de 2025
SEDEME

Sedeme integra comitiva da Fiepa na Offshore Technology Conference (OTC 2025)

8 de maio de 2025
SEDEME

São José Liberto recebe mais uma edição da Feira Amazônia Criativa

6 de maio de 2025
Informe ParáInforme Pará