Os conselheiros do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) Odilon Teixeira (corregedor) e Rosa Egídia Crispino C. Lopes (ouvidora) e o conselheiro substituto Julival Rocha participam do IV Congresso Ambiental dos Tribunais de Contas (CATC), um dos principais eventos do país sobre controle e políticas públicas ambientais, que foi aberto na quarta-feira (22) e segue até esta sexta-feira (24), em Boa Vista, capital de Roraima. O evento é promovido pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), TCE-RR e pelo Instituto Rui Barbosa (IRB).
O congresso reúne especialistas, no Centro Amazônico de Fronteiras, da Universidade Federal de Roraima (CAF/UFRR), para debater temas cruciais como a prevenção de catástrofes climáticas, o financiamento da sustentabilidade e a gestão de resíduos sólidos. A edição deste ano tem como tema “Governança Climática e Justiça Socioambiental: o papel do Setor Público e dos Tribunais de Contas na construção da sustentabilidade”.
Entre os assuntos abordados no decorrer da programação estão “Governança Local e Emergência Climática: Defesa Civil e Prevenção de Catástrofes como Foco das Políticas Públicas Ambientais Municipais”, “Financiamento Público Municipal: Mecanismos Orçamentários e Extraorçamentários para a Sustentabilidade Local” e “Preservação Ambiental e Desenvolvimento Econômico: Arranjos Produtivos Dentro dos Espaços Protegidos”.



