Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informe Pará
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informe ParáInforme Pará
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
SEDEME

Curso da Sedeme promove desenvolvimento de habilidades e técnicas para empreender no mercado de trabalho

21 de fevereiro de 2025
Compartilhar

Mais de 30 moradores das áreas próximas à UsiPaz no bairro do Icuí-Guajará, estão participando da capacitação.

stado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) iniciou, na última segunda-feira (27), o curso Desenvolva Habilidades para Empreender no Mercado de Trabalho, na Usina da Paz Prof. Amintas Pinheiro, no bairro do Icuí-Guajará, em Ananindeua, Região Metropolitana de Belém. A capacitação visa apresentar estratégias, técnicas e habilidades com foco no desenvolvimento pessoal e interpessoal para lidar com os desafios e as constantes mudanças no mercado de trabalho.

Mais de 30 moradores das áreas próximas à usina estão participando da capacitação. Com carga horária de 20 horas, o curso se estende até sexta-feira, dia 31 de janeiro.

O conteúdo programático, ministrado pelo professor Guilherme de La Rocque, especialista em Cursos de Qualificação Profissional de Jovens e Adultos pelo Pronatec Empreendedor, é dividido em dois momentos: no primeiro, a parte teórica aborda a importância do desenvolvimento pessoal e profissional, conceitos de qualidade, sua importância, os principais fatores que determinam e interferem na qualidade, entre outros tópicos.

A segunda fase é composta por dinâmicas que incluem a montagem de um quadro de vida profissional. Esta dinâmica conta com a participação dos alunos, histórias do dia a dia e a apresentação de um case de sucesso.

De acordo com La Rocque, o curso procura despertar nas pessoas um desenvolvimento pessoal adequado para encarar a realidade do mercado com inteligência, pró-atividade, competência e motivação. Evidenciando o diferencial competitivo de seus produtos e serviços, demonstrando a forma ideal de se manter à frente da realidade local de mercado. “È essencial possuir uma mentalidade inovadora e transformadora. Assim, as pessoas se tornam focadas em seus objetivos e aprendem a construir uma rede de relacionamento capaz de se manter forte e produtiva no mercado. Sabendo trabalhar um dia de cada vez de forma sustentável, criando novas crenças que as manterão ousadas e sempre preparadas para novos desafios e melhores resultados”, disse o professor.

A empreendedora Lúcia Siqueira, 75 anos, avalia o curso como uma oportunidade para adquirir novos conhecimentos, técnicas e habilidades, a fim de aplicá-los na administração dos negócios e também junto aos seus clientes. “Trabalho com vendas de comidas típicas há mais de 50 anos. Este é meu segundo curso aqui na Usina, uma oportunidade única para adquirir novas formas de me reinventar como pessoa e como empreendedora, acompanhando as novas tendências do mercado”, disse.

O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Paulo Bengtson, destaca que o governo do Pará investe em ofertas de cursos de capacitação gratuitos. A ação ratifica o compromisso do governo com a qualificação da mão de obra, o crescimento econômico sustentável, a promoção da geração de empregos e a melhoria na qualidade de vida da população.

Bengtson reforça ainda que o objetivo da capacitação é preparar jovens e adultos para o mercado de trabalho, seja para ingressar em uma nova carreira, avançar na atual ou estar preparado para se adaptar às constantes mudanças e atender às demandas do mercado. O secretário destaca ainda que, com a realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, COP 30, em novembro, na capital Belém, diversas áreas do mercado de trabalho estão aquecidas, e o profissional mais qualificado tem mais chances de ocupar uma dessas vagas.

“A capacitação contribui para o desenvolvimento socioeconômico nos territórios, proporcionando geração de renda a partir do conhecimento disseminado nas turmas formadas nas usinas”, disse o secretário.

Por Aldirene Gama (SEDEME)

30/01/2025 14h37

Assuntos SEDEME
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

SEDEME

Sedeme promove evento especial em homenagem ao Dia das Mães

9 de maio de 2025
SEDEME

Fotos Diren Parauapebas

9 de maio de 2025
SEDEME

Embaixadores do sudeste asiático visitam Belém para fortalecer relações bilaterais com o Estado

8 de maio de 2025
SEDEME

São José Liberto recebe lançamento de história em quadrinho ‘Democracia’ HQ convida à reflexão sobre respeito e cidadania por meio da arte e da educação

8 de maio de 2025
SEDEME

Sedeme integra comitiva da Fiepa na Offshore Technology Conference (OTC 2025)

8 de maio de 2025
SEDEME

São José Liberto recebe mais uma edição da Feira Amazônia Criativa

6 de maio de 2025
Informe ParáInforme Pará