Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informe Pará
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informe ParáInforme Pará
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
TCE

Evento destaca atuação de Tribunais de Contas na garantia da acessibilidade

25 de junho de 2025
Compartilhar

A acessibilidade cabe a todos os cidadãos e os Tribunais de Contas brasileiros podem contribuir para a garantia deste direito, como explicou a auditora de Controle Externo, Aíla Seguin, durante a palestra “O papel do controle externo para a promoção da acessibilidade e inclusão social”, realizada nesta quarta-feira, 25, no Auditório Ministro Elmiro Nogueira, no Tribunal de Contas do Estado (TCE-PA).

Uma tradutora de Libras atuou no evento do TCE-PA, atendendo pessoas com deficiência auditiva durante a palestra, aberta pela secretária de Gestão de Pessoas, Anna Gillet, que destacou o compromisso das instituições públicas e dos órgãos de controle com a efetivação dos direitos humanos, aperfeiçoando as ações voltadas aos PCDs, em consonância com os princípios da igualdade, acessibilidade e dignidade humana.

Política de Acessibilidade – Anna Gillet citou a Resolução 19.739, que dispõe sobre a Política de Acessibilidade e Inclusão de Pessoas com Deficiência e Mobilidade do TCE, aprovada na sessão plenária de terça-feira, 24. “A Política de Acessibilidade e Inclusão é uma das ações definidas no Plano de Gestão da atual Administração do TCE de 2025 a 2026. Tem por objetivo estratégico ampliar a efetividade das políticas e diretrizes da Gestão de Pessoas atendendo, desta forma, não somente o eixo de governança sustentável desta administração, mas também uma das dimensões a serem avaliadas pelo Marco de Medição de Desempenho dos Tribunais de Contas, qual seja a Política de Bem-Estar e Acessibilidade”, lembrou.

A auditora Aíla Seguin detalhou aspectos referentes à acessibilidade, compreendida como a “possibilidade e condição de alcance, percepção e entendimento para a utilização, em igualdade de oportunidades, com segurança e autonomia, do meio físico, do transporte, da informação e da comunicação, inclusive dos sistemas e tecnologias de informação e comunicação, bem como de outros serviços e instalações”.

“O censo de 2022 mostrou que há mais de 18 milhões de pessoas com deficiência no Brasil. Imagina se a metade dessas pessoas precisassem de outra pessoa para auxiliar, acompanhar? São muitas pessoas”, ressaltou a arquiteta.

Aíla Seguin relatou que neste ano, a Lei Brasileira de Inclusão completa uma década de vigência e o Tribunal de Contas da União (TCU) instituiu 2025 como o Ano da Pessoa com Deficiência no Controle Externo Brasileiro.

Fiscalização – O TCE-PA fiscalizou recentemente as obras do Parque da Cidade, em Belém. Por recomendação da Corte de Contas, foram instalados rampa, corrimãos de acesso e cadeiras especiais no ginásio do Parque que outrora não os apresentava. De abril a junho deste ano, o Tribunal realizou inspeções em cinco escolas estaduais de ensino fundamental e médio, localizadas na Região Metropolitana de Belém e no nordeste paraense, com o objetivo de examinar a infraestrutura e acessibilidade da rede de ensino.

Após a palestra, os servidores Arlene de Jesus Costa, Carlos Gustavo Vigário da Costa e Ruth Helena Delgado Bastos expuseram suas experiências como pessoas com dificuldades de locomoção.

 

acessoI25.06.2025

acessoH25.06.2025

acessoG25.06.2025

acessoF25.06.2025

acessoC25.06.2025

acessoB25.06.2025

acessoA25.06.2025

acessoE25.06.2025

acessoD25.06.2025

 

 

Assuntos TCE
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

TCE

Relatório de Avaliação do Plano Estratégico 2022-2027 apresenta resultados alcançados em 2024

17 de julho de 2025
TCE

Presidente do TCE-PA é convidado para o 3º Seminário do Fonacon

15 de julho de 2025
TCE

Presidente do TCE-PA reúne-se com equipe da 7ª CCG

15 de julho de 2025
TCE

TCE Bahia prorroga inscrições do Prêmio Conselheiro Pedro Lino até 21 de julho

15 de julho de 2025
TCE

Devoluções determinadas pelo TCE-PA ultrapassam a marca de R$ 2,1 milhões no primeiro semestre

14 de julho de 2025
TCE

O TCE-PA felicita o município de Itupiranga pelo seu aniversário

14 de julho de 2025
Informe ParáInforme Pará