No dia 30 de outubro, a Coordenadoria de Saúde e Qualidade de Vida (CSQ) realizará às 9h30, no Auditório Ministro Elmiro Nogueira, a sessão cinema especial com a exibição do filme “Câncer com Ascendente em Virgem”. A ação faz parte da campanha Outubro Rosa e Roxo, que visa conscientizar as mulheres para a necessidade de prevenção do câncer de mama e do câncer de colón de útero.
O filme conta a história de Clara, uma professora de matemática e faz o maior sucesso como influenciadora educacional em seu canal na internet. Bem-humorada, sarcástica e às vezes debochada, ela gosta de manter tudo sob controle, mas precisa aprender a lidar com a vulnerabilidade quando descobre que tem câncer de mama. A professora enfrenta dias ruins com coragem e resiliência e outros melhores ao lado da família e de amigas leais. Enquanto luta pela cura, Clara tem a chance de celebrar a vida e de ressignificar seus relacionamentos.
Dados – O câncer de mama e o de colo do útero são duas das principais causas de mortalidade entre mulheres no Brasil e no mundo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que o câncer de mama é o mais diagnosticado, com aproximadamente 2,3 milhões de casos anuais. Em 2020 foram registradas 685 mil mortes ocasionadas pela doença, enquanto o câncer de colo do útero é o quarto mais comum entre as mulheres, com 604 mil novos casos anuais e 342 mil óbitos no mesmo ano.
No Brasil, em 2010, foram registrados 12.852 óbitos por câncer de mama e 5.160 por câncer de colo do útero, com taxas de mortalidade de 12,1 e 4,8 por 100 mil mulheres, respectivamente. Em 2022, esses números aumentaram para 18.295 óbitos por câncer mama e 6.604 por câncer de colo do útero, com taxas de 14,2 e 5,3 por 100 mil mulheres, respectivamente. O aumento das taxas de mortalidade no Brasil reflete não apenas a crescente incidência desses cânceres, mas também as persistentes barreiras ao acesso à saúde, especialmente para populações vulneráveis, além dos impactos decorrentes da pandemia de covid-19.
Diante desse cenário, o Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (Dant) no Brasil estabeleceu metas para 2030, incluindo a redução em 10% da mortalidade prematura (30 a 69 anos) por câncer de mama e em 20% por câncer de colo do útero.
Essas metas estão alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), especificamente o ODS 3, que visa assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todas as idades, com foco na redução de mortes prematuras por doenças crônicas.
A utilização do filme como recurso pedagógico para educação em saúde vem promover o engajamento e a reflexão ao tornar temas complexos mais acessíveis, conectando o aprendizado com a cultura e as emoções dos participantes.