Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informe Pará
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informe ParáInforme Pará
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
SEDEME

Pará reafirma compromisso com a transição energética sustentável na Conferência Amazon Energy

30 de junho de 2025
Compartilhar

A programação contou com painéis que discutiram os principais desafios e diretrizes para a integração energética voltada ao desenvolvimento regional, com prioridade para a sustentabilidade, a inclusão social e a conservação da biodiversidade.

O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), representado pelo titular da pasta, Paulo Bengtson, participou da Conferência Amazon Energy – 2º Evento Pré-COP IBP. A iniciativa, promovida pela Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA), via Jornada COP+, em parceria com o Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), ocorreu na sede da FIEPA, em Belém.

Com foco na transição energética justa e sustentável na Amazônia, o encontro reuniu representantes de instituições governamentais, autoridades políticas, empresários e especialistas para debater a exploração energética na região, com ênfase na Margem Equatorial.

A programação contou com painéis que discutiram os principais desafios e diretrizes para a integração energética voltada ao desenvolvimento regional, com prioridade para a sustentabilidade, a inclusão social e a conservação da biodiversidade.

Durante o painel “A Política Energética Nacional e Paraense”, o secretário Paulo Bengtson reiterou o compromisso do Pará com um desenvolvimento socioeconômico de baixo carbono, alinhado à proteção ambiental. A integração energética na Amazônia é essencial não apenas para o crescimento econômico, mas também para o equilíbrio do planeta, destacando a importância de diretrizes que garantam a inclusão social e o respeito aos ecossistemas.

Bengtson compartilhou o painel com Carlos Agenor, diretor do Departamento de Política de Exploração e Produção de Petróleo e Gás Natural do Ministério de Minas e Energia (MME), sob a mediação de Alex Carvalho, presidente da FIEPA.

O evento aconteceu esta semana, reunindo instituições públicas e privadas engajadas na promoção de soluções voltadas à produção e à distribuição de energia no Pará e na Amazônia. A proposta é articular governo, empresas, academia e sociedade civil na construção de estratégias alinhadas às políticas energéticas locais e regionais.

Bengtson ressaltou que o Pará atua em diversas frentes estratégicas para viabilizar uma transição energética sustentável, em consonância com a Política Energética Nacional. As iniciativas visam à universalização do acesso à energia e à segurança no abastecimento, contribuindo para a redução das desigualdades regionais.

“Um dos destaques é o Programa de Inclusão Socioeconômica (PIS), gerenciado pela Sedeme e executado pela Equatorial Energia, com base em um termo de compromisso. A iniciativa viabiliza a implantação e ampliação de redes elétricas em áreas remotas de interesse social, promovendo o desenvolvimento por meio do acesso à energia. Já beneficiou mais de seis mil famílias e tem contribuído para a redução do uso de combustíveis fósseis e das emissões de gases de efeito estufa (GEE)”, afirmou.

Ele acrescentou que o PIS também contempla a instalação de redes trifásicas em regiões com potencial para atrair investimentos, fortalecendo o ambiente de negócios e impulsionando o crescimento sustentável.

No contexto da transição energética, Bengtson enfatizou a importância de um debate prático e conectado à realidade local, que envolva a escuta das comunidades, a análise de dados regionais e o reconhecimento dos potenciais específicos da Amazônia. “Isso inclui explorar alternativas como a produção de gás offshore e, sobretudo, avaliar os prazos para concessão de licenças, de forma a identificar com clareza nossas vantagens competitivas na região”, explicou.

Por Aldirene Gama (SEDEME)

28/06/2025 08h38

Assuntos SEDEME
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

SEDEME

Sedeme e Business Sweden discutem parcerias estratégicas para uma economia de baixo carbono

24 de junho de 2025
SEDEME

Sedeme e Sebrae promovem curso “Precificação de Produtos” para microempreendedores

24 de junho de 2025
SEDEME

Governo do Pará abre chamada para estudos sobre transição energética e energia fotovoltaica

16 de maio de 2025
SEDEME

Lançamento especial: HQ ‘Democracia’ chega ao Espaço São José Liberto

12 de maio de 2025
SEDEME

São José Liberto tem nova edição da Feira Amazônia Criativa no domingo (18)

12 de maio de 2025
SEDEME

Sedeme promove evento especial em homenagem ao Dia das Mães

9 de maio de 2025
Informe ParáInforme Pará