Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informe Pará
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informe ParáInforme Pará
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
SEDEME

Pará reafirma compromisso com a transição energética sustentável na Conferência Amazon Energy

30 de junho de 2025
Compartilhar

A programação contou com painéis que discutiram os principais desafios e diretrizes para a integração energética voltada ao desenvolvimento regional, com prioridade para a sustentabilidade, a inclusão social e a conservação da biodiversidade.

O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), representado pelo titular da pasta, Paulo Bengtson, participou da Conferência Amazon Energy – 2º Evento Pré-COP IBP. A iniciativa, promovida pela Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA), via Jornada COP+, em parceria com o Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), ocorreu na sede da FIEPA, em Belém.

Com foco na transição energética justa e sustentável na Amazônia, o encontro reuniu representantes de instituições governamentais, autoridades políticas, empresários e especialistas para debater a exploração energética na região, com ênfase na Margem Equatorial.

A programação contou com painéis que discutiram os principais desafios e diretrizes para a integração energética voltada ao desenvolvimento regional, com prioridade para a sustentabilidade, a inclusão social e a conservação da biodiversidade.

Durante o painel “A Política Energética Nacional e Paraense”, o secretário Paulo Bengtson reiterou o compromisso do Pará com um desenvolvimento socioeconômico de baixo carbono, alinhado à proteção ambiental. A integração energética na Amazônia é essencial não apenas para o crescimento econômico, mas também para o equilíbrio do planeta, destacando a importância de diretrizes que garantam a inclusão social e o respeito aos ecossistemas.

Bengtson compartilhou o painel com Carlos Agenor, diretor do Departamento de Política de Exploração e Produção de Petróleo e Gás Natural do Ministério de Minas e Energia (MME), sob a mediação de Alex Carvalho, presidente da FIEPA.

O evento aconteceu esta semana, reunindo instituições públicas e privadas engajadas na promoção de soluções voltadas à produção e à distribuição de energia no Pará e na Amazônia. A proposta é articular governo, empresas, academia e sociedade civil na construção de estratégias alinhadas às políticas energéticas locais e regionais.

Bengtson ressaltou que o Pará atua em diversas frentes estratégicas para viabilizar uma transição energética sustentável, em consonância com a Política Energética Nacional. As iniciativas visam à universalização do acesso à energia e à segurança no abastecimento, contribuindo para a redução das desigualdades regionais.

“Um dos destaques é o Programa de Inclusão Socioeconômica (PIS), gerenciado pela Sedeme e executado pela Equatorial Energia, com base em um termo de compromisso. A iniciativa viabiliza a implantação e ampliação de redes elétricas em áreas remotas de interesse social, promovendo o desenvolvimento por meio do acesso à energia. Já beneficiou mais de seis mil famílias e tem contribuído para a redução do uso de combustíveis fósseis e das emissões de gases de efeito estufa (GEE)”, afirmou.

Ele acrescentou que o PIS também contempla a instalação de redes trifásicas em regiões com potencial para atrair investimentos, fortalecendo o ambiente de negócios e impulsionando o crescimento sustentável.

No contexto da transição energética, Bengtson enfatizou a importância de um debate prático e conectado à realidade local, que envolva a escuta das comunidades, a análise de dados regionais e o reconhecimento dos potenciais específicos da Amazônia. “Isso inclui explorar alternativas como a produção de gás offshore e, sobretudo, avaliar os prazos para concessão de licenças, de forma a identificar com clareza nossas vantagens competitivas na região”, explicou.

Por Aldirene Gama (SEDEME)

28/06/2025 08h38

Assuntos SEDEME
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

SEDEME

São José Liberto recebe oficina de produção de miniaturas artesanais de miriti

9 de julho de 2025
SEDEME

Governo do Pará avança no desenvolvimento econômico sustentável com apoio à agricultura familiar

3 de julho de 2025
SEDEME

Sedeme divulga resultado da seleção para estudo sobre transição energética

2 de julho de 2025
SEDEME

Sedeme e Business Sweden discutem parcerias estratégicas para uma economia de baixo carbono

24 de junho de 2025
SEDEME

Sedeme e Sebrae promovem curso “Precificação de Produtos” para microempreendedores

24 de junho de 2025
SEDEME

Governo do Pará abre chamada para estudos sobre transição energética e energia fotovoltaica

16 de maio de 2025
Informe ParáInforme Pará