Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informe Pará
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informe ParáInforme Pará
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Saúde mental e trabalho: FVS-RCP destaca experiência exitosa em Vigilância em Saúde do Trabalhador em congresso nacional

18 de abril de 2024
Compartilhar

Tema abordado na palestra é resultado de uma pesquisa realizada de agosto de 2022 a março de 2023, pelo Paic da FVS-RCP, com 22 profissionais da rede especializada de saúde mental

FOTO: Divulgação/FVS-RCP

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-RCP), da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), participa da reunião da Câmara Técnica de Saúde do Trabalhador (CTST), do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), iniciado na quarta-feira (17/04) até esta quinta-feira (18/04), em Brasília.

Na oportunidade, a FVS-RCP ressalta a experiência bem-sucedida “Ações de Vigilância em Saúde Mental Relacionadas ao Trabalho (TMRT) na Rede de Atenção em Saúde de Manaus – AM”, conduzida pela equipe do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador do Amazonas (CEREST-AM), integrante da Fundação.

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destaca que a participação da FVS-RCP no encontro evidencia o compromisso da instituição com a vigilância em saúde do trabalhador, um dos componentes da Vigilância em Saúde. “Ao compartilharmos uma experiência bem-sucedida, estamos fortalecendo as ações de vigilância em saúde do trabalhador que faz uso de dados epidemiológicos”, afirmou.

FOTO: Divulgação/FVS-RCP

O tema abordado na palestra é resultado de uma pesquisa realizada de agosto de 2022 a março de 2023, com o propósito de analisar os desafios enfrentados nas ações de vigilância em saúde mental, relacionadas ao trabalho, em Manaus. Esta pesquisa, aprovada pelo Programa de Apoio à Iniciação Científica do Amazonas (Paic-AM), da FVS-RCP, contou com a participação de 22 profissionais da rede especializada de saúde mental.

Durante a exposição, foram apresentados os resultados e as reflexões obtidas no estudo. Entre os pontos em destaque, está a compreensão por parte dos profissionais da relação entre o sofrimento psíquico e o trabalho, embora existam dificuldades em identificar situações específicas que resultem na notificação de casos. Também foi abordada a experiência com ações de vigilância em saúde do trabalhador, destacando a importância do preenchimento adequado das fichas de notificação.

Além disso, também foram discutidas as dificuldades enfrentadas na inserção de ações de vigilância em saúde do trabalhador na rotina de trabalho dos profissionais, incluindo a falta de um fluxo definido para notificação e acompanhamento de casos, bem como a sobrecarga de atividades.

O responsável pelo Planejamento, Emergência em Saúde Pública e Ações Estratégicas da FVS-RCP, Augusto Zany, enfatizou que reconhecer a importância da vigilância em saúde mental está relacionado ao trabalho. “A partir da vigilância em saúde do trabalhador, nesse caso voltado para a saúde mental, é possível trabalhar em conjunto para superar os desafios enfrentados nesta área, sobretudo fortalecer a sensibilidade da vigilância para as notificações relacionadas ao Transtorno Mental Relacionado ao Trabalho “, acrescentou.

Apresentando a experiência bem-sucedida, Ana Cristina Furtado compartilhou sua visão sobre a relevância do estudo. “É fundamental reconhecermos a complexidade dos transtornos mentais relacionados ao trabalho e trabalhar para promover ambientes laborais mais saudáveis e acolhedores para todos os trabalhadores”, destacou.

Participantes

Pela FVS-RCP, participam do evento Augusto Zany, responsável pelo Planejamento, Emergência em Saúde Pública e Ações Estratégicas da FVS-RCP e Ana Cristina Furtado de Carvalho Régis, fonoaudióloga do Cerest-AM na FVS-RCP. Participaram ainda do estudo: Cínthia Vivianne Carvalho dos Santos, coordenadora do Cerest-AM da FVS-RCP; Gabriela Barros Cruz, discente de enfermagem da Universidade do Estado do Amazonas (UEA); Socorro de Fátima Moraes Nina, docente da UEA; Taciana Lemos Barbosa, terapeuta ocupacional do Cerest-AM da FVS-RCP e docente da UEA.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Sedecti promove evento para construção coletiva do Plano Estadual de Bioeconomia do Amazonas

6 de fevereiro de 2025
Amazonas

Aumento de 102% em cirurgias no Amazonas é destacado pela ministra Nísia Trindade, durante agenda em Manaus

6 de fevereiro de 2025
Amazonas

Unidades do Idam no interior recebem inscrições do PAA até 10 de fevereiro

6 de fevereiro de 2025
Amazonas

Festival Universitário de Dança apresenta ‘Noite dos Campeões’ no Teatro Amazonas

6 de fevereiro de 2025
Amazonas

Adaf amplia prazo de validade de registro de estabelecimentos avícolas

6 de fevereiro de 2025
Amazonas

PC-AM divulga imagem de duas pessoas que desapareceram em locais distintos de Manaus

6 de fevereiro de 2025
Informe ParáInforme Pará