Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informe Pará
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informe ParáInforme Pará
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
TCE

TCE-PA e Audicon promovem lançamento de livro sobre controle externo e aprimoramento da gestão pública

10 de junho de 2025
Compartilhar

O Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE), em parceria com a Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas (Audicon), promoveu nesta segunda-feira, 9, no auditório Ministro Elmiro Nogueira, o lançamento do livro “Controle Externo e as Mutações do Direito Público: Inovações Jurisprudenciais e Aprimoramento da Gestão Pública”, coordenado pelos conselheiros substitutos Luiz Henrique Lima (TCE-MT) e Daniela Zago Gonçalves da Cunda (TCE-RS).

A programação foi aberta pelo conselheiro e corregedor do TCE-PA Odilon Teixeira. “É uma alegria ver o conselheiro substituto Luiz Henrique Lima conosco hoje, no lançamento do livro ‘Controle Externo e as Mutações de Direito Público’. Nós sabemos que a sociedade é dinâmica e a administração pública precisa ser dinâmica tal qual a sociedade. Os valores, as regras e as normas se alteram. A administração pública, a burocracia vai se adaptando e os tribunais de contas, de tal forma o controle, vai sendo estruturado e vai acompanhando essas mudanças”, informou o conselheiro.

A presidente da Audicon, conselheira substituta Milene Cunha, destacou que todos os anos a entidade lança livros de estudos com profundas reflexões realizadas por ministros e conselheiro substitutos. “Esse é o sétimo livro. É um pouco especial para nós porque trata, de modo prático, como que as decisões dos Tribunais de Contas, a atuação do controle externo pode impactar no aprimoramento da gestão pública”, explicou.

A conselheira reforçou o compromisso da Associação em contribuir para o desenvolvimento do controle externo “para refletirmos cada vez mais sobre como o nosso trabalho pode impactar de forma positiva e concreta, não só no aperfeiçoamento da gestão pública, mas também no benefício de toda a sociedade”, reiterou.

Jurisprudência – O conselheiro substituto, Luiz Henrique Lima, também afirmou, que nos últimos anos observa-se uma grande transformação no direito público. “Muitas emendas constitucionais afetam o direito financeiro, o direito administrativo. Nós tivemos a alteração da Lei da Improbidade Administrativa, da Lei de Licitações, da Lei de Responsabilidade Fiscal e tivemos agora a reforma tributária”.

A obra conta com o artigo “A política de transporte escolar: impacto da atuação do Tribunal de Contas do Estado do Pará na criação do Programa de Transporte Escolar Paraense”, de autoria dos conselheiros substitutos Milene Cunha e Edvaldo Souza. O conselheiro substituto, Julival Rocha e seu assessor, Décio da Silva de Araújo, também participam com o artigo “Regimes Próprios de Previdência: A importância do controle de pagamento de benefícios”.

“É um artigo muito importante porque diz respeito ao futuro de todos nós, que ainda estamos trabalhando e ao presente daqueles que já estão recebendo os benefícios, sabendo o quanto os sistemas previdenciários são vulneráveis, os valores que eles recebem cada dia mais se tornam pesados para aqueles que estão contribuindo”, justificou o conselheiro substituto, Julival Rocha.

As conselheiras Lourdes Lima, Rosa Egídia Crispino C. Lopes e Daniela Barbalho e o procurador de contas Patrick Mesquita prestigiaram o lançamento.

Palestra – Após o lançamento do livro, o conselheiro substituto, Luiz Henrique Lima, do TCE-MT, proferiu a palestra “O futuro do controle externo democrático – desafios e impasses”.

“O papel dos Tribunais de Contas é trabalhar com dados científicos e mostrar que determinadas políticas públicas só serão sustentáveis se respeitarem determinadas bases ambientais”, explicou o conselheiro substituto, Luiz Henrique.

Os sete principais desafios dos auditores de controle externo, segundo o conselheiro, serão assegurar a independência, a imparcialidade, a integridade, a tempestividade, a qualidade, a efetividade e a sustentabilidade.

 

 

 

livrolançamentoE10.06.2025

livrolançamentoD10.06.2025

livrolançamentoB10.06.2025

livrolançamentoA10.06.2025

livrolançamentoF10.06.2025

livrolançamentoJ10.06.2025

livrolançamentoK10.06.2025

livrolançamentoI10.06.2025

livrolançamentoH10.06.2025

livrolançamentoC10.06.2025

Assuntos TCE
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

TCE

Segecex realiza reunião semestral de balanço e alinhamento para aprimorar as atividades do Controle Externo

24 de junho de 2025
TCE

Presidente Fernando Ribeiro visita o TCMRio

24 de junho de 2025
TCE

Presidente do TCE-PA é recebido pelo presidente da Atricon

24 de junho de 2025
TCE

Revista do Congresso Internacional dos Tribunais de Contas recebe propostas de trabalhos até 20 de julho

24 de junho de 2025
TCE

Papel do controle externo na promoção da acessibilidade e inclusão social em debate no TCE-PA

23 de junho de 2025
TCE

TCE-PA avança na reforma do edifício-sede e ampliação de instalações

23 de junho de 2025
Informe ParáInforme Pará