Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informe Pará
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informe ParáInforme Pará
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Legislativo Estadual

Última Sessão Plenária do ano na Assembleia Legislativa marca balanço dos trabalhos parlamentares

14 de dezembro de 2023
Compartilhar

No último dia de atividades da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), nesta quinta-feira (14), os deputados e deputadas estaduais realizaram balanço do trabalho no ano que termina.
O presidente da Aleam, Roberto Cidade (União Brasil), subiu à Tribuna para fazer uma prestação de contas. Ele avaliou que 2023 ficará marcado na história da Assembleia Legislativa do Amazonas.
“A vida é feita de ciclos, o encerramento de um, marca imediatamente o início de outro. Este ano, vivemos grandes realizações, fiscalizamos, debatemos, legislamos e, sobretudo, construímos caminhos seguros para garantir a soberania do povo amazonense. Mantivemos nossas portas abertas, ouvindo as vozes dos municípios, dos bairros, ruas e casas, vozes que ecoaram de todo o Amazonas neste parlamento”, declarou.
Citando exemplos de atividades legislativas, Roberto Cidade elencou a questão da defesa da recuperação da BR-319, a defesa da Zona Franca, a votação da reforma tributária e ações de diminuição de impacto da estiagem como bandeiras levantadas durante sua gestão.
“O Legislativo criou pontes entre os poderes Executivo e Judiciário, respeitando a soberania de cada um deles e, por eles, sendo fraternamente respeitado. Através dessa intermediação e negociação, alcançamos certamente, em grande parte, o êxito em muitos pleitos populares. A Assembleia Legislativa foi o palco com o seu dever para muitas categorias das mais diversas áreas e, lutando juntos, atuamos por suas causas”, continuou o deputado.
“Demonstramos nossa independência fraterna com Governo do Amazonas, ao receber, discutir e votar 146 Mensagens Governamentais esse ano, convidando os secretários de governo para ouvir e entender o que era proposto em cada uma delas. Este ano ficou marcado pela intensa produção legislativa de todos os parlamentares estaduais, foram 1.450 matérias legislativas e mais de 6.200 requerimentos que impactaram positivamente a vida dos amazonenses. Destaco a produção de meu gabinete, foram esse ano 127 Projetos de Lei, sendo 79 já sancionados pelo Executivo”, declarou Cidade.
Procuradoria da Mulher
A deputada Alessandra Campêlo (Podemos) falou sobre as atividades da Procuradoria da Mulher no ano de 2023 e agradeceu o apoio recebido do presidente da Assembleia Legislativa, Roberto Cidade (União Brasil), na instalação e funcionamento do órgão.
O presidente da Aleam Roberto Cidade, enalteceu a Procuradoria da Mulher, afirmando que o trabalho do órgão mudou a vida das mulheres amazonenses vítimas de violência.
“Quero registrar meu orgulho que sinto no trabalho da Procuradoria”, afirmou.
O deputado Sinésio Campos (PT) agradeceu o papel de pacificador e democrata do presidente da Assembleia Legislativa e elaborou uma lista de feitos realizados nesse ano.
“Foi um ano de resultados. Recebemos a maior comenda que o parlamento de Tocantins possui, dialogamos no Parlamento Amazônico junto ao Congresso Nacional sobre as demandas da região, defendemos as pautas do interesse do Amazonas na União dos Legislativos e Legisladores (Unale), lutamos pela reforma da rodoviária de Manaus, contra a instalação do lixão no Tarumã e acompanhamos junto ao Ministério Público para que a prefeitura de Manaus se adeque à legislação ambiental”, elencou.
*Segurança Pública*
O deputado Comandante Dan (Podemos) citou o lançamento de seu livro “Do planejamento à tática”, sobre Segurança Pública e da sua atuação na presidência da Comissão de Segurança Pública da Aleam.
“Fizemos Audiências Públicas em 33 municipais para ouvir o povo do Amazonas, nos bairros mais perigosos de Manaus e identificamos as necessidades para poder oferecer soluções aos poderes municipais, estaduais e municipais”, disse.
Saúde Estadual
Já o deputado Wilker Barreto (Cidadania) criticou o governo estadual e se disse preocupado com a situação encontrada na Saúde estadual. “Todos os serviços terceirizados estão com o pagamento dos salários atrasados.”, denunciou.
Segundo o parlamentar, as contas do governo estão no vermelho, já que está devendo entre quarto e cinco meses sem pagar os prestadores de serviço. “As cirurgias que não estão sendo feitas? Quem assume o risco de morte nessa situação e qual será a solução?”, questionou.

Assuntos ALEAM, Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. Legislativo
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Legislativo Estadual

Campanhas da Aleam voltadas às ações assistenciais arrecadam fracos de aerossol e potes de vidro

6 de fevereiro de 2025
Legislativo Estadual

Depois de estudantes, Débora Menezes realiza bate-papo com pais de alunos sobre os tipos de violências

6 de fevereiro de 2025
Legislativo Estadual

Adjuto Afonso defende o fortalecimento da saúde no interior em evento do Governo do Estado

6 de fevereiro de 2025
Legislativo Estadual

Delegado Péricles reforça sua atuação nas comissões estratégicas da Assembleia Legislativa

6 de fevereiro de 2025
Legislativo Estadual

Deputada Mayara Pinheiro destaca importância da repactuação da saúde no interior do Amazonas

6 de fevereiro de 2025
Legislativo Estadual

Deputado Cabo Maciel parabeniza CFAP pelos seus 45 anos de dedicação à formação policial

6 de fevereiro de 2025
Informe ParáInforme Pará