ECONOMIA CRIATIVA EM BELÉM
Sedeme realiza o evento com o objetivo de incentivar o empreendedorismo e valorizar produtos genuinamente paraenses para o desenvolvimento sustentável.
Promover o desenvolvimento econômico sustentável, incentivar o empreendedorismo local e valorizar produtos genuinamente paraenses estão entre as diretrizes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme). Nesse contexto, a secretaria promove a uma edição especial da Feira de Páscoa, e apresenta produtos genuinamente paraenses. O evento teve início neste sábado (12), e prossegue no domingo (13), das 10h às 14h, no Anfiteatro Coliseu das Artes, localizado no Espaço São José Liberto (ESJL).
A iniciativa tem a parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Pará), da Secretaria de Estado de Turismo (Setur, da Universidade da Amazônia(Unama) e do Sistema OCB/PA.
A feira busca fortalecer a economia criativa local, destacando o trabalho de pequenos produtores e artesãos da região. Os visitantes podem conferir uma ampla variedade de produtos temáticos apresentados por cerca de 30 empreendedores paraenses.
Com foco em criações artesanais e autorais, os expositores comercializam chocolates, biscoitos, bebidas, joias artesanais produzidas com metais nobres, adornadas com gemas vegetais e minerais, artesanato criativo, artigos de decoração para mesa posta, entre outros produtos únicos que refletem a identidade regional.
Estudantes do curso de Gastronomia da Unama integram a programação do evento, ministrando uma oficina prática sobre a produção de itens à base de chocolate.
Durante a oficina, os visitantes terão a oportunidade de acompanhar todas as etapas do processo, desde o tratamento das amêndoas de cacau até o manuseio, a temperatura ideal, a montagem e a finalização dos produtos, incluindo a confecção de pirulitos de chocolate.
A empreendedora Maria das Graças Frazão, de 69 anos, trabalha com a produção de bombons de chocolates regionais feitos com chocolate de origem desde 1991, e estreia na exposição no São José Liberto.
“Estou entusiasmada com esse apoio do governo, por meio da Sedeme, para o fomento da produção regional”, afirmou.
Ainda sobre o tema, Maria das Graças explicou que antes de se aposentar, trabalhava diretamente com a reforma agrária, incentivando o cultivo do cacau e a formação de grupos produtores. “Hoje, estou trabalhando com o nosso chocolate de origem, conhecido internacionalmente pela sua excelente qualidade”, assegurou
Quem também marca presença no evento é a empreendedora Márcia Nóbrega, representando os produtos da Lábios de Mel. “Trabalhamos com produtos que vão do plantio até o produto final do cacau. Lidamos com diferentes formas do cacau, desde o néctar até o licor, além de chocolates que contêm entre 50% e 70% de cacau. Nosso cacau é cultivado dentro do sistema agroflorestal SAFS, que integra o plantio de banana, cacau e açaí, contribuindo assim para o reflorestamento. Estamos no 11º ano de sucesso, e é gratificante ver que a floresta realmente está se mantendo em pé.
É com orgulho que destacamos essa iniciativa que combina empreendedorismo e respeito ao meio ambiente”, acrescentou.
Microempreendedores e artesãos que estão expondo na feira: Chocolatier, Naya Chocolates, Doris Doces e Artesanatos, Caseirinhos Biscoitos, Soly Chocolates, Meu Doce Pará, Cacau Yeschua Chocolates, Lábios de Mel, Lícias Artesanatos, Égua Manas, Lu Artes Artesanatos, Terrart, Metaliê, Lilian Crochê, Bebeka Guirlandas, É Nós Amazônida, Silvia Valente Handmade, Bordado da Vovó, Tok Divino Criações, Olívia Bordados e Neide Arte em Crochê.
Serviço:
No sábado (12), a Feira de Páscoa funcionará das 10h às 18h. No domingo (13), será das 10h às 14h. Espaço São José Liberto, localizado na Praça Amazonas, Bairro do Jurunas.
Por Aldirene Gama (SEDEME)
12/04/2025 12h37