Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informe Pará
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informe ParáInforme Pará
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
TCE

TCE-PA, Clube do Remo e Paysandu se unem contra o racismo no maior clássico do futebol paraense

24 de fevereiro de 2025
Compartilhar

No último domingo, 23, o Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) esteve em campo na partida entre Clube do Remo e Paysandu Sport Club pelo Campeonato Paraense de Futebol, no Estádio do Mangueirão, divulgando o Pacto Interinstitucional Pró-Equidade Racial.

O Remo e o Paysandu são parceiros da iniciativa idealizada pelo TCE no combate ao racismo. A Federação Paraense de Futebol (FPF) também participou da mobilização e está entre os signatários do Pacto Interinstitucional.

Momentos antes da disputa, os jogadores do time bicolor entraram em campo com faixa alusiva reforçando a importância da união contra o preconceito racial, e um vídeo do Pacto foi exibido no telão do estádio, produzido pela Assessoria de Comunicação e Relações Públicas do TCE-PA.

O clássico Remo X Paysandu foi transmitido ao vivo pela TV Cultura e pelos canais dos clubes no YouTube. Mais de 50 mil torcedores compareceram ao Mangueirão para assistir ao maior clássico do futebol estadual.

O presidente da FPF, Ricardo Gluck Paul, reforçou a importância da união entre as instituições na luta contra o racismo. “A gente tem uma fé inabalável na crença de que o futebol é, sem dúvida uma das maiores ferramentas de transformação social, de comunicação social. Ter o TCE com esse projeto importantíssimo de inclusão, de luta contra os preconceitos ao lado da federação, é para a gente um motivo de muito orgulho e um grande privilégio. Eu não tenho dúvida de que esse movimento muda a nossa sociedade. Vamos em frente”, comentou.

O CEO do Paysandu, Thiago Xerfan Bentes, revelou a satisfação para o clube em fazer parte do Pacto. “É com muita alegria que o Paysandu adere ao Pacto Pró-equidade Racial. Também é uma adesão da própria torcida bicolor. É muito importante porque não é só futebol. Existe uma função social do clube e essa função social que a gente quer abraçar e quer promover”, disse.

Já o CEO do Remo, André Alves, destacou o compromisso do clube azulino com as causas sociais, incluindo a discriminação racial. “O Clube do Remo vem trabalhando muito com relação a essa questão. Outras ações vão ser lançadas na parte ambiental também, que a gente tem na área de sustentabilidade. Mais ações como essa são extremamente importantes pro nosso país, para o desenvolvimento do estado do Pará”, enfatizou.

A secretária da Escola de Contas Alberto Veloso (Ecav), Maria do Carmo de Sousa, destacou que o Pacto Interinstitucional Pró-Equidade Racial reforça o compromisso com a construção de um Pará mais justo e equitativo. De adesão voluntária, tem como propósito fortalecer a cooperação entre as instituições para promover a equidade racial no estado, por meio de ações pedagógicas e orientadoras no âmbito de atuação de cada participante.

“No último domingo, o Pacto Interinstitucional Pró-Equidade Racial deu o pontapé inicial em sua trajetória ao marcar presença no clássico paraense entre Remo e Paysandu, com o apoio da Federação Paraense de Futebol. Essa aliança estratégica reforça a importância do esporte como um poderoso aliado na luta pela equidade racial, unindo forças para promover a inclusão e a igualdade em todos os âmbitos da sociedade”, declarou.
A ação conjunta com a FPF, Remo e Paysandu contou com o apoio da Presidência do TCE-PA, com coordenação da Ecav.

Assuntos TCE
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

TCE

Sessão Plenária: Tribunal de Contas determina nova devolução de recursos

9 de maio de 2025
TCE

Presidente Fernando Ribeiro participa do lançamento do Catálogo Comemorativo pelos 35 anos da promulgação da Constituição Estadual

8 de maio de 2025
TCE

Alunos da Escola Amazon Valley Academy visitam TCE-PA e aprendem sobre a importância do controle social

8 de maio de 2025
TCE

Diálogo Público Pará está com inscrições abertas

8 de maio de 2025
TCE

O TCE-PA felicita o município de Tucumã pelo seu aniversário

8 de maio de 2025
TCE

Curso apresenta o Sistema de Gestão Integrada de Recursos Humanos a servidores do TCE

7 de maio de 2025
Informe ParáInforme Pará