O Ministério Público de Contas do Estado do Pará (MPC-PA) celebrou nesta segunda-feira, 30, o jubileu de prata de realização do primeiro concurso público para servidores da instituição, em cerimônia ocorrida no auditório Ministro Elmiro Nogueira, no TCE-PA.
Há 25 anos, 27 profissionais começaram a trabalhar no MPC como servidores efetivos, representando uma nova era no Parquet de Contas.
A conselheira Rosa Egídia Crispino C. Lopes prestigiou o evento, acompanhada do chefe de gabinete da Presidência, José Tuffi Salim Junior, da secretária-geral da Presidência, Alice Loureiro, da secretária de Administração, Maria de Lourdes Lobato, do subsecretário de Administração, Thiago Amaral Costa Savino, da secretária de Gestão de Pessoas, Anna Gillet, da secretária de Planejamento e Gestão Estratégica, Izabelle Guimarães, e da secretária da Escola de Contas Alberto Veloso, Maria do Carmo Sousa.
Emoção – O procurador-geral de Contas, Stephenson Victer, revelou a emoção de comemorar os 25 anos do primeiro concurso do MPC-PA, pelo qual também foi aprovado como servidor e posteriormente se tornou membro. Para ele, o certame representou uma importante etapa na história do órgão, que fará parte, a partir de janeiro de 2026, do TCE-PA.
A conselheira Rosa Egídia também parabenizou a todos pelo jubileu e enfatizou que a consolidação do MPC-PA foi construída ao longo de décadas por muitas mãos. “O agradecimento que eu faço aqui é a todos aqueles que antecederam as pessoas que entraram em 2000, porque elas também ajudaram a formar as bases do Ministério Público de Contas”, ressaltou.
Espírito público – Em nome dos concursados de 2000, Silvane Baltazar destacou em seu discurso que a data é um dia daqueles para se respirar fundo e olhar para trás com orgulho. “Foi com esse respeito, que há 25 anos os primeiros servidores efetivos do MPC-PA ingressaram, por meio de concurso público, trazendo hoje não apenas competências técnicas, mas sobretudo, o espírito público que tem sustentado a atuação firme desta instituição ao longo de sua trajetória”, comentou.
Os que ainda permanecem no Ministério Público, no total de 21 pessoas, receberam certificados como homenagem e reconhecimento pelos serviços prestados à sociedade no exercício do controle externo.