O TCE-PA participou, no dia 30 de abril, de evento organizado pela Associação dos Recicladores e Recicladoras de Ananindeua – AreciclAnanin, na sede da entidade, no bairro do Aurá, município de Ananindeua. O Tribunal é um dos parceiros com doações de resíduos sólidos para a associação.
Com as recentes reformas no órgão de controle externo vários materiais foram destinados ao reaproveitamento.
Na ocasião, a equipe da Diretoria de Logística e Patrimônio (Dilp), da Secretaria de Administração do TCE-PA, que trata da reciclagem do lixo, composta por Ana Luiza Costa, Carlos Dias Junior e o servidor Clóvis Silva, tomou conhecimento dos detalhes da escolha da AreciclAnanim no edital “Amazônia Para Sempre”.
A AreciclAnanin, uma das seis entidades contempladas pelo edital, foi organizada juridicamente em 2023. Porém, trabalhando em associação, desde os anos 2000, recicladores e sucateiros têm desenvolvido ações na área da sustentabilidade, no bairro do Aurá e regiões adjacentes.
O presidente da AreciclAnanin, João Amorim de Oliveira, agradeceu a parceria com o TCE, ressaltando a importância de manter esse elo para gerar novas ações e produtos que visam beneficiar toda a comunidade sob a abrangência da entidade.
Em seguida, a colaboradora Ana Luiza Costa observou que a AreciclAnanin, além do ato de reciclar, gera benefícios não apenas com produtos, como também, e principalmente, com ações educativas que estimulam o respeito à natureza, ao meio ambiente e, sobretudo, às pessoas inseridas no contexto social onde atua. Ana Luiza disse que a equipe está motivada a continuar com a essa parceria.